horta didática: uma abordagem interdisciplinar
- Eliete Bahia
- 22 de ago. de 2017
- 2 min de leitura
O projeto Horta "TOCA DA MINHOCA", proposto no Projeto Politico Pedagógico - PPP da nossa escola, teve o intuito e objetivo a implantação da horta, visando o enriquecimento da merenda escolar, na medida em que se observasse e valorizasse o trabalho de forma prática para um processo de ensino aprendizagem, considerando a horta como laboratório a “céu aberto”, bem como trabalhando no processo da interdisciplinaridade. Percebeu-se que os alunos tiveram maior interesse em consumir vegetais obtendo uma alimentação mais saudável, além de terem desenvolvido a percepção e valorização de uma aula prática, o que possibilitou a continuação do trabalho. Mediante isso, pode-se afirmar que as atividades realizadas na prática, além de causar certa curiosidade aos alunos; proporcionou o envolvimento e a participação nas aulas, acarretando estímulos para autorreflexão a respeito dos hábitos alimentares saudáveis, além de uma elevação do grau de conscientização para com as questões abordadas na educação ambiental.

A coordenadora Kênia Neiva convidou os professores a participarem do projeto como proposta interdisciplinar, envolvendo o tema: Preservação do meio ambiente e saúde. Alguns professores, como a Francilene de geografia, o Cleovam de química, Sandra Leila de História, o Leandro de português e o professor Cicero de filosofia aderiram a proposta pois perceberam a possibilidade
de uma atividade que possibilita a articulação de conteúdos. A horta é portanto uma ferramenta pedagógica, que permite e dá suporte para se trabalhar os conteúdos científicos de forma prática, estimulando a busca de conhecimentos por meio da coletividade e trabalhar questões relevantes do cotidiano, como a educação alimentar e a importância da preservação do meio ambiente.
O professor Cicero de filosofia, foi o primeiro professor a implementar em suas aulas a visita a horta, e nos conta que seus alunos tem mostrado muito interesse nas atividades propostas. O professor também percebeu que os seus alunos tem mostrado curiosidade em saber que benefícios para a saúde cada planta (frutas, vegetais, hortaliça) podem trazer para nosso corpo?
O professor Cicero aproveita todo esse momento ao ar livre, para trabalhar a filosofia com a reflexão : O MEIO AMBIENTE NECESSARIAMENTE DEPENDE DO HOMEM? E O HOMEM DEPENDE DO MEIO AMBIENTE?
Dessa forma esperamos alcançar o sucesso através das práticas interdisciplinares promovendo não só o conhecimento, mas também a socialização, conscientização e o bem estar da nossa comunidade acadêmica.
Comments